27/02/2010
SANTIAGO (Reuters) - Um dos terremotos mais poderosos da história sacudiu o Chile nesta madrugada, causando ao menos 147 mortes, um tsunami e desmoronamento de residências e hospitais em várias cidades do país, o que levou o governo a declarar parte do país zona de catástrofe.
“Até agora, confirmamos 147 pessoas mortas ao longo da região afetada”, afirmou Carmen Fernández, diretora do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi).
O terremoto, que teve magnitude 8,8 segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos e epicentro no sul do país, estremeceu a capital Santiago, onde derrubou varandas de edifícios, pontes, deixou fábricas em chamas e moradores sem eletricidade e sistema telefônico.
Mais cedo, o presidente eleito do país, Sebastián Piñera, havia afirmado que o número de mortos era de 122 e que poderia subir. “Temos também muitos feridos”, disse Piñera a jornalistas em Santiago, onde a fumaça se espalhava e cobria o céu da cidade.
O governo chileno não espera que o número de vítimas fatais dobre, segundo o Onemi. “Não acreditamos que possa dobrar, embora seguimos avaliando”, declarou a diretora.
Ela estimou que em 72 horas as autoridades poderão ter uma dimensão completa do impacto real do terremoto.
Imagens da TV local mostraram que um prédio de 15 andares ruiu em Concepción, no sul do Chile, uma das regiões mais afetadas, onde fendas se abriram nas ruas.
Um tsunami arrasou metade de um povoado na ilha chilena de Juan Fernández, localizada a 600 quilômetros da costa e quase na altura de Santiago. O tsunami ameaçava atingir a Ilha de Páscoa, segundo a presidente Michelle Bachelet.
“Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão, que está sendo avaliado”, disse Bachelet a jornalistas.
Ela declarou as regiões de Maule, onde se concentrou a maioria das vítimas, e Bío-Bío como zonas de desastre.
“Eu nunca na minha vida passei por uma experiência de tremor como essa, é como o fim do muno”, disse um homem à TV local da cidade de Temuco...
Fonte: enviado por j.c.adas
Nenhum comentário:
Postar um comentário