A maior estátua católica do mundo está sendo construída no município de Santa Cruz, a aproximadamente 110 km de Natal. Trata-se da estátua em homenagem a Santa Rita de Cássia, que terá um total de 56 metros de altura, sendo 6 metros de pedestal, 42 metros da Santa e mais 8 metros de resplendor.
A estátua será maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 39 metros, e um pouco menor do que a Estátua da Liberdade, que tem 57 metros.
O principal responsável pelo projeto é o arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba Alexandre Azevedo; segundo ele, a estátua será baseada na imagem da Santa que se encontra na Paróquia de Santa Rita de Cássia. “Para a construção da imagem, iremos fazê-la em tamanho natural em argila estruturada, depois tirar os moldes que pesam aproximadamente 200 kg cada um, medindo 1 metro quadrado. Eles serão feitos sobre a modelagem, tudo isso será numerado e depois transportado até o local da estátua, onde serão fixados sobre uma estrutura de ferro e concreto, molde a molde”.
A estátua será um dos componentes do Complexo Turístico e Religioso do Alto de Santa Rita, que contará também com capelas, auditório com capacidade para 200 pessoas, restaurante e lanchonetes, mirante, estacionamento e praça de visitação de romeiros. A estátua ficará no alto de uma colina, o Monte Carmelo.
As obras estão bem adiantadas. A previsão da conclusão é para o início de 2010.
As obras do complexo turístico religioso do Alto de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz estão a todo vapor, com uma previsão de ser inaugurado no mês de maio.
A construção do Complexo Turístico Religioso do Alto de Santa Rita de Cássia vai incrementar o turismo religioso no Rio Grande do Norte e em particular, na região do Trairi.
Construído numa área de 2.800 metros quadrados, o Complexo é composto pela Estátua de Santa Rita de Cássia, considerada a maior estátua religiosa do mundo, com 42 metros de altura, capelas, auditório com capacidade para 200 pessoas, refeitório e lanchonete, mirante, estacionamento e praça de visitação de romeiros.
O Complexo está com 65% das obras concluídas e a estátua da santa com 85%. O valor total da obra é de R$ 4 milhões com fontes de recursos do Governo do Estado, do governo federal, através do Ministério do Turismo, e da Prefeitura de Santa Cruz.
Fonte de informações e crédito das imagens: Prefeitura de Santa Cruz