Blog Católico


3/04/2010

O Dom do Jejum




  
O Dom do Jejum



Em 24 de junho de 1982, a Bem-Aventurada Virgem Maria deu aos videntes esta mensagem: “Agradeçam ao povo em Meu nome pelas orações, os sacrifícios e as penitências. Que eles possam perseverar na oração, no jejum e na conversão e que eles tenham paciência para a realização da Minha promessa. Tudo é revelado de acordo como o plano de Deus”.



Desta forma, a Bem-Aventurada Virgem estabeleceu em Medjugorje os pilares das mensagens de Medjugorje: oração, jejum e penitencia. Destes, o jejum é normalmente o mais difícil de manter e inevitavelmente o primeiro diminue ou cessa de ser uma parte ativa do processo de conversão.



Todos os pilares são dons do Espírito Santo e devem ser pedidos com o coração de uma criança fiel. Cada um suporta a liga com os outros em uma forte base.



O jejum não é uma opção se alguém é para viver as mensagens de Medjugorje. É requerido de todos, inclusive os jovens. Nossa Senhora deu uma mensagem em julho de 1982 que enfatiza isto: “O melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração, podem-se para guerras, suspender as leis da natureza. A caridade não pode substituir o jejum. Aqueles que não são capazes de jejuar, podem alguma vez substituí-lo com oração, caridade e uma confissão, mas todos, exceto os doentes, devem jejuar”.



Este é o processo de pensamento que tento transmitir aos jovens quando falando sobre o jejum. Comparo freqüentemente o dom do jejum aos desenhos primitivos feitos a lápis que muitos pais recebem de seus filhos durante seus anos de infância. Para uma criança, é a mais elevada expressão de um amor feliz, para os pais, os desenhos tornam-se um tesouro de arte a ser mostrado na porta do refrigerador da cozinha com ímãs para servirem como uma lembrança constante do amor de seu filho. Logo a porta é coberta porque os pais não querem jogar nenhum deles fora.



Eu digo aos jovens que o dom do jejum é visto por Deus em muito da mesma maneira. Todo jejum, independente de seu valor – se é restrito à pão e água, ou uma fraca tentativa que falha ou permanece por algumas horas – é um tesouro precioso para ELE. Não é o valor material do jejum, mas o amor sincero e o esforço aplicado.



Como os jovens – muito menos os adultos – praticarem o dom dado do jejum no mundo contemporâneo de hoje quando há uma venda de fast-food (sem trocadilhos!) em cada esquina? Para a maioria dos adolescentes e muitos adultos, jejuar é quase impossível. Por isso Nossa Senhora nos diz para rezar pelos dons. Como ELA diz enfaticamente em uma de Suas mensagens listadas acima, com oração e jejum podemos parar guerras e alterar as leis da natureza. Leva-se um esforço combinado e centrado de oração e jejum para criar milagres da carne e milagres da alma.



Jejuar, então, é permitir o espírito governar a carne. O tamanho do jejum é secundário ao esforço aplicado. Mas isto não leva a humanidade a tentar. Descobri isto durante uma estada anterior na casa da vidente Marija.



Estava tendo uma conversa casual com uma jovem chamada Kathleen, que estava com Marija por mais de três anos servindo como amiga, companheira de viagem e ajudante. Ela tinha sido convidada por Marija para fazer este papel em um encontro espontâneo. Kathleen humildemente aceitou sem pensar duas vezes e dedicou os próximos três anos de sua vida vivnedo e ajudando Marija. Eu a encontrei durante a minha primeira viagem à Medjugorje em maio de 1986.



Kathleen e eu tínhamos já terminado o jantar de pão e sopa de um modesto dia de jejum. “Sabe”, disse com uma risadinha, “você se acostuma com este negócio de jejum depois de um tempo, mas ainda eu realmente desejo a manha do dia seguinte quando posso comer livremente tudo que quero outra vez”.



Kathleen sorriu. “Sim, Marija e eu também somos assim”.



Fiquei surpreso com a sua declaração, pensando certamente que um vidente deve jejuar com total dedicação e sem pensamentos de coisas ordinárias como sentir fome. Eu continuei: “O que me deixa intrigado é que muitos jovens que eu tenho encontrado me dizem que eles sinceramente tentam e jejuam a pão e água, mas que eles sentem muita fome à noite, então à meia-noite, eles correm para a geladeira!”


Kathleen deu uma risada alta. “Oh, Marija e eu fazemos isso toda vez!”
Eu nunca esqueci aquela conversa com Kathleen e repito isso constantemente aos jovens que, como crianças com desenhos à lápis, estão fazendo o seu melhor para dar um bom presente a Deus.

“Queridos filhos, hoje EU convido vocês a rezarem pela paz. Todo este tempo, a paz está ameaçada de uma maneira especial e EU estou pedindo a vocês para renovarem o jejum e a oração em suas famílias. Queridos filhos, EU desejo que vocês levem a sério a situação e que muito do que acontecerá dependerá de suas orações, e vocês estão rezando pouco. Queridos filhos, EU estou com vocês e EU estou convidando vocês a começarem a rezar e a jejuar seriamente, como nos primeiros dias de Minha vinda. Obrigada por terem respondido ao Meu apelo”.



Mensagem mensal dada à vidente Marija, 25 de julho de 1991






http://www.medjugorjebrasil.com/ 









Nenhum comentário:

Postar um comentário